Quem atira a primeira?

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Indignação

Na noite da última segunda-feira, 13, me dirigia ao Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia com um amigo, e ao chegarmos na portaria do estacionamento do local, o carro em que eu estava (um fusca 1975) deu "prego". Tivemos que empurrar o carro pela rua Brigadeiro Protásio em direção a Dr. Freitas e passamos por uma viatura da Polícia Militar rodeada de guardas.

Eram uns oito "homens", que conversavam e riam muito, e mesmo vendo a nossa situação, não fizeram nada pra ajudar. Eu me dirigi a eles, pedi ajuda e sabem o que eu ouvi dos homens que estão ali para servir a sociedade? “Não podemos fazer nada pq tem uma câmera ali em cima, e também tem a governadora que está aqui dentro. Se ela ver a gente empurrando um carro, pode "pegar pra gente".

Tudo bem, eu me controlei, e disse ‘valeu’! Eu já esperava um NÃO, mas, o que a governadora em quem eu votei falaria se olhasse os guardas ajudando um cidadão que paga seus impostos, - aliás, dois cidadãos, porque eu estava no carro com um amigo-, impostos esses que pagam o salário da governadora e dos guardas da Policia Militar.
Agora, se eu fosse uma mulher dirigindo um Audi, os “guardinhas” ajudariam com certeza, ou melhor, se eu oferecesse uns R$ 20 pra eles, eles ajudariam, não é? Até porque o que eu vejo de policial fazendo bico usando o carro da polícia não é brincadeira.

Na esquina da minha casa, por exemplo, tem uma loja que vende plásticos que, até um tempo atrás, homens da PM faziam a segurança na hora em que o estabelecimento estava fechando, usando o carro que é pra ser utilizado nas rondas pela cidade. Eu não sou político, não tenho nada contra nenhum partido, mas eu só queria que os direitos dos cidadãos fossem revisados pelas autoridades locais. Me senti muito humilhado vendo homens da lei, que estão nas ruas pra servir a população, não fazerem nada pra me ajudar.

Governadora Ana Julia Carepa, sou seu eleitor e peço que tire o salto alto dos policiais, a população precisa confiar no poder publico. Essa boçalidade da PM é extremamente enojadora.


*Eu escrevi isto com intenção de mandar pra Governadora pelo link "Fale com a Governadora" no site do governo do estado. Pode parecer mentira, mas eu obtive respostas.


A primeira resposta - 14/10/2008 - 14:35/PM

Olá Samir Cardoso de Oliveira

Prezado Samir, Agradecemos o contato e a utilização deste serviço de comunicação. Compreendemos sua indignação diante do fato ocorrido. Talvez faltou o espírito de solidariedade nos policiais e demais pessoas que o viram passar por esta situação, o que entendemos está relacionado com a educação e a personalidade de cada cidadão. Infelizmente não temos mais como interferir no assunto, mas fique certo de que o Governo do Estado tem investido na qualificação do quadro efetivo das policias deste Estado. Somos sabedores que os problemas sempre vão existir, pois tudo está condicionado às relações humanas, mas acreditamos que casos como o relatado pelo senhor não venham mais a ocorrer. Portanto, em nome do Governo do Pará, pedimos-lhe desculpas pelo episódio ocorrido envolvendo policiais deste Estado. Cordialmente, Secretaria de Estado de Comunicação - SECOM GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de Estado de Comunicação - SECOM GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

Eles dão uma chance de resposta e eu respondi - QUA/15/10/2008 - 14:36/PM

Gente, eu sei que estou falando com secretários do governo. Saibam que eu gostaria muito que a governadora soubesse desse tipo de acontecimento. Eu não fiquei indignado porque o carro deu prego, até porque dois taxistas me ajudaram, e que fique bem claro que não foi falta de solidariedade de nenhum civil; e se está relacionado com a educação dos prestadores de serviço da população, porque vocês não tiram esse tipo de gente da corporação? Na minha visão as coisas funcionam assim: nas escolas tem professores, nas ruas tem policiais, seja municipal ou militar, nas igrejas tem padres pastores, e assim vai. Como deixar essa gente sem educação que acha ter o poder nas mãos nas ruas fazendo o que bem entendem, se o que eles tem é o dever de servir uma sociedade carente de proteção. Eu não queria achar que tudo vai continuar como no governo que ficou 12 anos no poder. Isso que eu to fazendo é política, isso é a cara do PT, e eu digo como cidadão, trabalhem por nós! Obrigado.


Resposta mandada hoje a noite - QUA/15/10/2008 - 22:16/PM

Olá Samir Cardoso de Oliveira

Caro Samir, Em nome do Governo do Estado agradecemos o contato. Reiteramos que seu relato não será em vão. Fique certo de que as providências necessárias serão tomadas junto a corporação daqueles policiais, no sentido de qualificar o quadro de policiais que se comportam como os que o senhor relatou no episódio pelo qual passou. Fique certo de que seu desabafo receberá atenção especial. Cordialmente, Secretaria de Estado de Comunicação - SECOM GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de Estado de Comunicação - SECOM GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ




*Vou me tornar repetitivo, mas, isto é política. Se todos nós fizéssemos isso todos os dias, esse país seria completamente diferente. Reflita.